O que Deus está fazendo no mundo hoje


SETE MANEIRAS QUE ELE SE MOVE EM MISSÕES GLOBAIS


O que Deus está fazendo nas missões?


Hoje muitos debatem a definição correta de missões cristãs, bem como a compreensão correta do que os missionários fiéis deveriam fazer ou priorizar em seus trabalhos. Responder a essas questões importantes bem começa com o reconhecimento nas Escrituras do que Deus está fazendo nos ministérios globais de divulgação e intercultural do seu povo.

Meu objetivo é apresentar algumas das riquezas teológicas que Deus forneceu para informar o alcance global, especialmente entre os grupos de pessoas não alcançadas e menos responsivas do mundo. Quero esboçar para você como a Bíblia retrata a jornada em que estamos todos como o corpo global de Cristo e o horizonte para o qual Deus está nos levando. Encontrar-nos nessas sete trajetórias e histórias bíblicas deve proporcionar uma confiança mais humilde de que Deus pode escolher fazer coisas gloriosas através dos nossos atos pacientes, dolorosos e estrategicamente colocados de discipulado cristão e testemunho.

1. Deus está abençoando as nações com seu Espírito através da prole de Abraão.

Deus prometeu a Abraão uma prole ou "semente" através da qual ele abençoaria todas as nações e famílias da terra ( Gênesis 12: 1-3 ; 17:17 ). O filho de Abraão, Isaac e a nação de Israel, foram ambas as realizações tipológicas desta promessa, mas, em última instância, eles apontaram para um Maior.

Cristo é o supremo cumprimento da promessa. Ele é a gloriosa semente singular através da qual os eleitos recebem a benção prometida a Abraão ( Gálatas 3: 7-22 ). Paulo deixa claro que esta benção é a nova vida e fruto que o Espírito Santo traz, não prosperidade material ou desenvolvimento econômico, per se . Por mais impressionante que seja, tanto os crentes gentios quanto os judeus se tornam filhos e filhas de Abraão através da união com sua prole: Cristo ( Gálatas 3: 23-29 ).

Então, somos os instrumentos no terreno da benção de Deus dos eleitos de cada tribo e língua! Desde o início de seu evangelho, Mateus identifica Jesus como "o filho de Abraão", o herdeiro da aliança de Abraão ( Mateus 1: 1 ). E no final de seu evangelho, Mateus registra a Grande Comissão para "fazer discípulos de todas as nações " ( Mateus 28:18 ). Portanto, como as igrejas são plantadas entre grupos de pessoas não alcançadas, Deus está mantendo e cumprindo sua aliança com Abraão.


2. Deus está liderando as pessoas que ele redimiu na Terra Prometida de descanso e abundância.

Jesus, Yeshua , é o verdadeiro e melhor Joshua. A promessa de Jesus: "Eu estou contigo sempre, até o fim dos tempos" ( Mateus 28:20 ) faz eco das palavras de Josué aos israelitas antes de entrarem na terra prometida ( Josué 1: 1-9 ). Josué assegurou à nação redimida de Israel que eles poderiam "ser fortes e corajosos" ao tomar a terra que Deus estava prestes a dar, sem ter medo, porque "o Senhor, seu Deus, está convosco onde quer que você vá".

Os crentes em Cristo herdarão um dia toda a terra ( Mateus 5: 5 ; Romanos 4:13 ) - uma terra de "paz abundante" em que nos deleitaremos ( Salmo 37:11 , Isaías 65: 17-25 ), sem lágrimas, morte, luto, choro ou dor ( Apocalipse 21: 1-4 ). No entanto, como nós vamos para os grupos de pessoas não alcançadas do mundo com o evangelho, devemos fazê-lo sabendo que nosso "Josué" e nosso Deus, o Rei Jesus, está nos levando como Josué levou Israel a ocupar território que ele já comprou e conquistará e subjugar -nos por nossa obediência fiel.

3. Deus está subjugando as nações dos gentios com piedade sob os pés do Messias. . .

Mas o território sobre o qual Cristo terá influência é o coração de seus eleitos . Neste momento, Cristo está à mão direita de Deus Pai e reinando sobre todas as coisas até que todos os seus inimigos sejam colocados em seu estrado de pés ( 1 Coríntios 15: 24-28 , Salmos 110: 1 ). No entanto, ele subjuga seus inimigos agora em misericórdia, concedendo-lhes fé para abraçá-lo e se refugiar nele ( Salmo 2:12 ). Deus está gradualmente criando obediência forçada à fé para o rei Jesus e alegria nele entre "todas as nações" por causa da glória e do "nome" de Cristo ( Romanos 1: 5 ; 16:26 ).

. . . e dando a seu filho as nações como a herança que ele merecia e pediu.

Cristo Jesus, descendente de Davi segundo a carne, foi declarado o Filho de Deus no poder por sua ressurreição ( Romanos 1: 3-4 ). O Filho de Abraão e o Filho de Davi ( Mateus 1: 1 ) emitiram sua comissão real ( Mateus 28: 18-20 ). Através da evangelização e da atividade discípula de seus embaixadores, Deus está dando o seu Filho Ungido "as nações [a sua] herança e os fins da terra [a sua] possessão" ( Salmo 2: 1-8 ). É a herança que ele solicitou ( Salmo 2: 8 ) e merece ter "amado a justiça" perfeitamente e "odiar a maldade" puramente ( Hebreus 1: 8-13 citando o Salmo 45: 6-7 ).

Ele recebeu toda autoridade, seu trono foi estabelecido para sempre, e ele está construindo para Deus uma "casa". Deus prometeu um reino glorioso ao filho de Davi ( 2 Samuel 7:13 ) - Salomão foi um cumprimento inicial dessa promessa, mas Deus continua mantendo e, finalmente, cumprindo essa aliança através da missão da igreja para grupos de pessoas não alcançadas. O rei Jesus está construindo sua igreja global ( Mateus 16:18 ), cumprindo as promessas da aliança a David de uma dinastia familiar omni-étnica, bem como uma habitação indestrutível para a glória de Deus ( 2 Samuel 7: 12-13 , 16 ).

4. Deus está construindo um templo global para ser sua morada nestes últimos dias.

Deus andou com Adão e Eva no jardim do Éden ( Gênesis 3: 8 ) - uma comunidade que foi trágicamente separada quando o pecado entrou no mundo ( Gênesis 3: 23-24 ). Depois que Deus entregou a Israel do Egito, ele prometeu não só ser seu Deus, mas habitar com eles, reabrir um caminho para a comunhão entre Deus e a humanidade ( Êxodo 25: 8 ; 29: 43-46 ). Primeiro em um tabernáculo de deserto móvel, então, no templo mais permanente construído em Jerusalém, o povo de Deus desfrutava sua morada com eles.

Na plenitude dos tempos, Deus "tabernou" ou habitou com Israel na pessoa de Cristo, a encarnação da Palavra eterna ( Mateus 12: 6 ; João 1:14 ; 2: 19-22 ). Agora, o Deus Santo habita com o povo comprado pela residência do Espírito entre nós ( 1 Coríntios 3:16 ; 2 Coríntios 6:16 ; Efésios 2: 19-22 ; 1 Pedro 2: 5 ). Nós mesmos somos agora o lugar de morar, falar, louvar, proclamar, viver, amar, morrer e subir de Deus. E Deus pretende formar um templo global de "pedras vivas" de toda cultura e cor ( 1 Pedro 2: 5 , 9-12 ).

Ao testemunhar as excelências de Deus entre os grupos de pessoas ainda não alcançadas do mundo, Deus regenera tijolos de argila morta e os junta à pedra angular de seu templo global junto com o resto de nós que estão separados do mundo, unidos a um ao outro, habitado, dotado e fructificado pelo seu Espírito nestes últimos dias ( Atos 2: 14-21 ; 4:11 ; Joel 2: 28-32 ; Gálatas 5: 22-23 ).

5. Deus está enviando suas testemunhas até os confins da terra para libertar os perdidos da idolatria.

O Cristo ressuscitado disse a seus discípulos em Jerusalém antes de Pentecostes: "Você receberá o poder quando o Espírito Santo vier sobre você, e vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até o fim da terra" ( Atos 1: 8 ). No evangelismo habilitado pelo Espírito e nos esforços globais de plantação de igrejas dos missionários de hoje, Deus está cumprindo sua promessa de fazer suas pessoas messiânicas suas testemunhas ao único Deus e Salvador ( Isaías 43: 10-13 , Atos 4:12 ).

Deus disse que não era suficiente que Cristo simplesmente recorde e restaure o povo de Israel. Deus fez de Cristo uma "luz para as nações " para que a salvação de Deus "alcance até o fim da terra" ( Isaías 49: 6 , Atos 13:47 ). Simeão reconheceu o bebê Jesus como esta "luz para a revelação aos gentios", isto prometeu testemunho e servo de Deus ( Lucas 2: 25-35 ).

A igreja é a luz do mundo ( Mateus 5:14 , Filipenses 2: 14-16 ). Através de nossa presença e proclamação cristã fiel, Deus está dissipando a escuridão que cega os adoradores de deuses falsos, tateando nas trevas ( Atos 17: 22-34 ).

6. Deus está enchendo a terra com a sua glória ao recriar os portadores de imagem quebrados.

Inicialmente, a dispersão de povos em todo o planeta ( Atos 17: 24-31 ) e a confusão de línguas era o julgamento de Deus. Aqueles a quem Deus ordenou exercer domínio sobre toda a Terra, em vez disso, se reuniram em um lugar para "fazer um nome para [eles]" na torre de Babel ( Gênesis 11: 1-9 ). Eles deveriam encher a terra da glória de Deus como seus portadores de imagens e obedientes vice-regentes ( Gênesis 1: 26-28 ; 9: 1 , 6 ). Após a rebelião em Babel, Deus interveio para espalhar portadores de imagens caídos e quebrados em todo o mundo.

Deus agora está santificando a diversidade global, redimindo e incorporando em seus povos adoradores de "toda tribo e idioma" ( Apocalipse 5: 9-10 ; 7: 9-10 ). Os eleitos, pelo Espírito de Deus, são refeitos à imagem de Cristo ( Romanos 8:29 ; 2 Coríntios 3:18 ), enquanto crescem na graça e no conhecimento de Deus ( 2 Pedro 3:18 ). Ao fazermos discípulos de todas as nações, Deus está enchendo a terra com o conhecimento da sua glória, "como as águas cobrem o mar" ( Habacuque 2:14 ).

O evangelho gradualmente se infiltra em todos os recantos culturais do planeta. A Grande Comissão é a nova reiteração da aliança do comando de ser frutífera e multiplicar ( Gênesis 1:28 ). Como missionários e evangelistas - todos os representantes de Deus na terra - testemunham Cristo e chamam os outros para a fé, Deus, às vezes, nos concede filhos espirituais na fé para que sejamos "frutíferos". Ao discipular aqueles mais jovens na fé, estamos treinando Eles "no caminho [devem]" ( Provérbios 22: 6 , cf. Deuteronômio 4: 1-14 ; 6: 1-25 ; 2 Timóteo 2: 2 ; Tito 2: 4-5 ).

7. Deus está levantando Cristo para a cura das nações e a glória do seu nome.

Um dos principais pontos teológicos de João no quarto evangelho é que Cristo foi exaltado ou "levantado" pela sua crucificação ( João 12:32 ). Ironicamente, na cruz, Cristo foi glorificado como o enviado de Deus ( João 12:23 ). É assim que Deus "amou o mundo", dando "seu único Filho" ( João 3:16 ). "Ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo na árvore, para que possamos morrer para pecar e viver para a justiça. Por suas feridas [nós] fomos curados "( 1 Pedro 2:24 ). Nós apontamos para ele e dizemos: "Olha! Seja curado! Ser salvo!"

Agora "pregamos Cristo crucificado" ( 1 Coríntios 1:23 ) entre as nações, pintando publicamente com nossas palavras e vivendo uma imagem do sofrimento do Salvador na cruz ( Gálatas 3: 1 , Colossenses 1:24 ). E proclamamos que Jesus foi ressuscitado dentre os mortos como a reivindicação de Deus de sua santidade e prova de sua vitória sobre o pecado e a morte ( Atos 2: 23-27 ; 3: 14-15 ). Deus "exaltou" Jesus por sua humilde obediência em extrema condescendência em nosso favor ( Filipenses 2: 4-11 ).

Jesus é o nome agora pelo qual todas as pessoas devem ser reconciliadas com Deus ( Atos 4:12 ). Ele foi levado, subiu ao céu e entronizado ( Hebreus 1: 3-4 ). É daquela posição elevada e lugar de soberania que Jesus está estendendo seu reino na terra através dos esforços missionários fiéis da igreja.

Motivações para Missões

Quer motivação para missões? Ler toda a Bíblia através de uma lente centrada em Cristo nos impulsiona em missões amorosas para os grupos de pessoas não alcançadas do mundo. Então, continue lendo a palavra, pensando frequentemente na gloriosa história da Bíblia e em todas as suas sublocações maravilhosas. Quanto mais reconhecemos e nos regozijamos nos temas que se juntam para explicar o que Deus está fazendo no mundo, mais apreciaremos e apreciaremos o que Deus está fazendo no plantio pioneiro de igrejas e nos discípulos.

Quer motivação para missões? Lembre-se do que Deus é capaz de fazer no mundo.

Mais de mil grupos de pessoas ainda permanecem totalmente livres hoje, sem um único embaixador de Cristo ainda enviado para eles. Você rezaria e consideraria com os outros se você poderia fazer parte de uma equipe de plantação de igrejas para um grupo de pessoas não alcançadas ou um lugar desatendido?

Travis Myers ( @ travismyers71 ) é professor assistente de história da igreja e estudos de missão no Bethlehem College & Seminary . Ele também é membro do conselho editorial do Journal of Global Christianity, publicado pela Training Leaders International . Ele e sua esposa, Susan, serviram como membros do corpo docente missionário no Seminário Teológico Batista dos Camarões.


Comentários

Postagens mais visitadas