Uma Nova Reforma Protestante é Necessária no Brasil?


 Teologia da Prosperidade uma Nova Indulgência Moderna


    Fujadelas#




500 anos passaram desde que o monge alemão Martinho Lutero pregou suas 95 teses contra a indulgências.  Era necessário a reforma protestante iniciada por Lutero e depois fundamentada pelo francês João Calvino, quando se refugiou em Genebra na suíça. 
Com uma “fecha” que transpassa a história chegamos a era moderna em 2017, onde as doutrinas bíblicas e o credo dos apóstolos e toda fundamentação do cristianismo, revelada pela Palavra de Deus ficou obscurecida pela heresia que assola o protestantismo brasileiro.
Estou falando de uma heresia que ceifa de forma obscura o sacrifício da Cruz de Cristo e sua ressureição - a teologia da prosperidade. Essa heresia começou a ser divulgada por Kenneth Hagin (1917-2003) nos EUA e as primeiras igrejas abraçar tal movimento no Brasil foram, Universal do Reino de Deus (bispo Edir Macedo), igreja internacional da Graça de Deus (R.R Soares), Igreja Mundial do Poder de Deus (Valdomiro Santiago), Igreja Apostólica Plenitude do trono de Deus (Agenor Duque). Nota-se que essas igrejas são oriundas e surgiram de divisões da igreja Universal do Reino de Deus, onde os aspectos doutrinários e teológicos são superficiais, e os ensinos morais são esquecidos, colocando em primeiro plano os atributos de viver bem com riquezas em primeiro plano, são classificadas como neopentecostais.
Outra igreja que a ênfase da teologia da prosperidade é o cerne de seu culto e liturgia é Igreja Apostólica Renascer em Cristo (Estevam Hernandes). Bem, mas só os neopentecostais são adeptos da teologia da Prosperidade? Não! Alguns pastores pentecostais como Silas Malafaia da Igreja Vitoria em Cristo ensinam tais práticas infundadas corrompendo a sã doutrina. A igreja do Evangelho Quadrangular também tem difundido esses ensinos. Mas o que tem de preocupante ensinar a teologia da Prosperidade?

O problema da teologia da Prosperidade

O apostolo Pedro em sua epistola disse, Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2.9 ARA.
Todo cristão foi chamado a proclamar as virtudes de Cristo e seu plano da salvação, por intermédio de Jesus Cristo na Cruz e Ressureição.
Atrair as pessoas para Cristo para torná-las ricas é enganosa e mortal. É enganador porque quando o próprio Jesus nos convocou, ele disse coisas assim, que não estava colocando em foco nossa vida terrena e limitada. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo Lucas 14:33” ARA.
O evangelho de Cristo, não convidou o homem a ser rico, convidou o homem a restabelecer um novo relacionamento com Deus, pois a velha aliança mosaica, possuía falhas.
O apostolo Paulo também advertiu a esse respeito, “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição 1 Timóteo 6:9”ARA.


Dez motivos para classificar igrejas que pregam teologia da prosperidade, como pseudo- cristãs

  1. Teologia da Prosperidade uma nova indulgência a comprometer o evangelho de  genuíno Cristo
  2. Tira a divindade e o sacrifício e sua ressurreição como fator principal para restabelecer um relacionamento com Deus.
  3. Coloca em contraposição o sofrer do Cristão na terra
  4. Deixa de lado a busca do conhecimento das sagradas escrituras, tornando Deus como um favorecedor divino, e não sua soberania e majestade.
  5. Subtrai as promessas de Deus num futuro vindouro.
  6. A liturgia do culto antropocêntrica, colocando a vontade humana em evidência, deixando os aspectos teocêntricos do culto da verdadeira adoração;
  7. Leva a fé a enfraquecer, pois o indivíduo não vê alegria de viver o sofrer por Cristo.
  8.   Põem a fé como negócio, tirando os valores da justificação humano por Jesus Cristo.
  9. Seus pecados são colocados como apenas um erro, não é necessário arrependimento já que Deus vai suprir sua vida com “riquezas “.
  10.  Anula os aspectos, morais do Cristão e do viver uma vida de sacrifícios para corrigir a depravação humana ser perdoados os pecados.



Comentários

Postagens mais visitadas